O presente trabalho tem por finalidade realizar uma análise interpretativa da obra para violoncelo e piano de Henrique Oswald – Berceuse, Elegia, Sonata Op.21 e Sonata-Fantasia Op.44 – fornecendo subsídios para a preparação da sua performance musical, a qual será demonstrada em recital no momento da defesa da dissertação. Inicialmente, são abordadas informações sobre o compositor, sua vida e obra camerística em geral, com enfoque na sua produção para violoncelo e piano, baseadas em Martins (1995) e Monteiro (2000). Em seguida, são realizadas sugestões técnico-interpretativas, relevantes à execução das quatro obras originais para esta formação, apoiados nas opiniões de Cook (2001) e Green (2005), de que a partitura é mais um guia ao intérprete, tendo ele um papel fundamental para a construção da performance musical. Por fim, espera-se divulgar o repertório para violoncelo e piano de Henrique Oswald, cuja notoriedade permanece muito aquém da esperada, levando-se em conta o alto nível artístico de suas composições
Assunto
Henrique Oswald, música de câmara, violoncelo, piano
O presente estudo trata da participação de músicos europeus no meio musical brasileiro e de sua contribuição na criação da memória na dimensão do coletivo em sua área de atuação. A pesquisa tem como recorte espacial e temporal a cidade do Rio de Janeiro entre as décadas de 1940 e 1960.