A CABEÇA ACIMA DO CORAÇÃO: a lógica interpretativa de Noël Devos aplicada aos estudos diários de fagote

A CABEÇA ACIMA DO CORAÇÃO: a lógica interpretativa de Noël Devos aplicada aosestudos diários de fagote “A cabeça acima do coração”, foi assim que Julien Clouet sintetizou osensinamentos que transmitiu a seu discípulo Noël Devos: o coração, símbolo da expressãocriativa, deveria subordinar-se ao raciocínio lógico. A partir dessa ideia, Devos desenvolveuuma análise apurada das relações […]

QUARTETOS PARA FAGOTES DE FRANCISCO MIGNONE: propostas de edições crítica e prática

Esta tese de Doutorado propõe uma múltipla abordagem sobre questões textuais e editoriais da série de quartetos para fagotes do compositor Francisco Mignone (1897-1986), integrada pelas obras Minuetto (1983), Sarabanda do meu jeito (1983), Serenata bem acabada (1983), Mais uma lenda (1983) e Serenata humorística (1932), visando a elaboração de Edições fundamentadas a partir dos […]

As 16 Valsas para Fagote Solo de Francisco Mignone: Transcrição para o Contrabaixo

Este trabalho trata do processo de transcrição das 16 valsas para fagote solo, de Francisco Mignone, e o objetivo geral é uma edição dessas transcrições. No primeiro capítulo comenta-se a trajetória do contrabaixo solista, dentro do conceito histórico geral e nacional, bem como a questão terminológica, vista aqui como uma causa das muitas teorias díspares […]

QUESTÕES TÉCNICO-INTERPRETATIVAS DO ACOMPANHAMENTO AO PIANO A PARTIR DO CICLO CINCO POEMAS DE NICOLAUS LENAU, DE ALBERTO NEPOMUCENO

Estudo das questões técnico-interpretativas do acompanhamento ao piano, a partir do ciclo Cinco Poemas de Nicolaus Lenau, de Alberto Nepomuceno, com sugestões para um melhor desempenho do pianista no acompanhamento de cantores. Expõe um breve panorama da música romântica brasileira e de seus principais compositores, com ênfase em Alberto Nepomuceno. Apresenta a música de câmara […]

O Repertório para Violoncelo e Piano de Henrique Oswald: aspectos interpretativos para a construção da performance

O presente trabalho tem por finalidade realizar uma análise interpretativa da obra para violoncelo e piano de Henrique Oswald – Berceuse, Elegia, Sonata Op.21 e Sonata-Fantasia Op.44 – fornecendo subsídios para a preparação da sua performance musical, a qual será demonstrada em recital no momento da defesa da dissertação. Inicialmente, são abordadas informações sobre o […]

URANOGRAFIA SONORA NAS CARTAS CELESTES XIII – XVIII DE ALMEIDA PRADO

O presente trabalho realiza uma análise interpretativa das Cartas Celestes XIII-XVIII, para piano, compostas por Almeida Prado (1943-2010), a qual servirá de base para a interpretação e construção da performance musical. Após traçar um panorama histórico da música para piano de Almeida Prado, o estudo apresenta uma abordagem das Cartas Celestes. Compostas por 18 obras, […]

A INFLUÊNCIA DAS PEÇAS DE CARÁTER DO ROMANTISMO EM OBRAS PARA PIANO DE CARLOS GOMES, LEOPOLDO MIGUÉZ, HENRIQUE OSWALD, ALEXANDRE LEVY E ALBERTO NEPOMUCENO

A presente tese mostra a influência das peças características do romantismo europeu em obras para piano de alguns dos principais compositores românticos brasileiros, notadamente, Carlos Gomes, Leopoldo Miguéz, Henrique Oswald, Alexandre Levy e Alberto Nepomuceno. Através de um estudo dos seus elementos estruturais, faz-se uma análise comparativa entre a produção musical romântica brasileira e a […]