2a. Sonata para dois fagotes (1966-67) Ubayêra e Ubayara, de Francisco Mignone: resgate de uma proposta interpretativa de Noël Devos e Edição Prática

O presente trabalho tem como objetivo principal a abordagem técnica e interpretativa referente à Sonata Nº 2 para dois fagotes – Ubayêra e Ubayara – composta por Francisco Mignone, em 1966-67. A pesquisa traça um panorama da trajetória musical do compositor relacionando-a às obras dedicadas ao instrumento. O estudo comparativo das quatro fontes (partitura autógrafa, […]

As 16 Valsas para Fagote Solo de Francisco Mignone: Transcrição para Clarone

A dissertação tem como foco a transcrição para clarone das 16 valsas para fagote solo de Francisco Mignone, baseada nos manuscritos do compositor. Examinamos a trajetória profissional de Francisco Mignone, a história do clarone e a sua inserção na música brasileira de concerto. Analisamos minuciosamente os manuscritos autógrafos fazendo observações sobre o estudo do mesmo […]

As 16 Valsas para Fagote Solo de Francisco Mignone: Transcrição para o Contrabaixo

Este trabalho trata do processo de transcrição das 16 valsas para fagote solo, de Francisco Mignone, e o objetivo geral é uma edição dessas transcrições. No primeiro capítulo comenta-se a trajetória do contrabaixo solista, dentro do conceito histórico geral e nacional, bem como a questão terminológica, vista aqui como uma causa das muitas teorias díspares […]

QUESTÕES TÉCNICO-INTERPRETATIVAS DO ACOMPANHAMENTO AO PIANO A PARTIR DO CICLO CINCO POEMAS DE NICOLAUS LENAU, DE ALBERTO NEPOMUCENO

Estudo das questões técnico-interpretativas do acompanhamento ao piano, a partir do ciclo Cinco Poemas de Nicolaus Lenau, de Alberto Nepomuceno, com sugestões para um melhor desempenho do pianista no acompanhamento de cantores. Expõe um breve panorama da música romântica brasileira e de seus principais compositores, com ênfase em Alberto Nepomuceno. Apresenta a música de câmara […]

O Repertório para Violoncelo e Piano de Henrique Oswald: aspectos interpretativos para a construção da performance

O presente trabalho tem por finalidade realizar uma análise interpretativa da obra para violoncelo e piano de Henrique Oswald – Berceuse, Elegia, Sonata Op.21 e Sonata-Fantasia Op.44 – fornecendo subsídios para a preparação da sua performance musical, a qual será demonstrada em recital no momento da defesa da dissertação. Inicialmente, são abordadas informações sobre o […]