A CABEÇA ACIMA DO CORAÇÃO: a lógica interpretativa de Noël Devos aplicada aos estudos diários de fagote
A CABEÇA ACIMA DO CORAÇÃO: a lógica interpretativa de Noël Devos aplicada aosestudos diários de fagote “A cabeça acima do coração”, foi assim que Julien Clouet sintetizou osensinamentos que transmitiu a seu discípulo Noël Devos: o coração, símbolo da expressãocriativa, deveria subordinar-se ao raciocínio lógico. A partir dessa ideia, Devos desenvolveuuma análise apurada das relações […]
Transmissão aural e edição: as 16 valsas para fagote solo de Francisco Mignone
Medeiros, Elione Alves de.
QUARTETOS PARA FAGOTES DE FRANCISCO MIGNONE: propostas de edições crítica e prática
Esta tese de Doutorado propõe uma múltipla abordagem sobre questões textuais e editoriais da série de quartetos para fagotes do compositor Francisco Mignone (1897-1986), integrada pelas obras Minuetto (1983), Sarabanda do meu jeito (1983), Serenata bem acabada (1983), Mais uma lenda (1983) e Serenata humorística (1932), visando a elaboração de Edições fundamentadas a partir dos […]
2ª Sonata para dois fagotes (1966-67) Ubayêra e Ubayara, de Francisco Mignone: resgate de uma proposta interpretativa de Noël Devos e Edição Prática
O presente trabalho tem como objetivo principal a abordagem técnica e interpretativa referente à Sonata Nº 2 para dois fagotes – Ubayêra e Ubayara – composta por Francisco Mignone, em 1966-67. A pesquisa traça um panorama da trajetória musical do compositor relacionando-a às obras dedicadas ao instrumento. O estudo comparativo das quatro fontes (partitura autógrafa, […]
Sonatina para Fagote Solo, de Francisco Mignone: Abordagens Sociais, Históricas e Interpretativas para uma Performance
A pesquisa aqui veiculada investiga a Sonatina para fagote solo de Francisco Mignone enquanto obra de arte inserida num fluxo criativo circunscrito dentro do Mundo da Arte da música de concerto. Para tal, o ponto de partida foi investigar a relação de produção entre intérprete e compositor, buscando elucidar os elementos que cada um destes […]
Quatro Peças Brasileiras para Quarteto de Fagotes (1983) de Francisco Mignone: Propostas de Edições Crítica e Prática
O presente texto apresenta resultados finais de uma pesquisa intitulada Quatro Peças Brasileiras para Quarteto de Fagotes (1983) de Francisco Mignone: Propostas de Edições Crítica e Prática, que trata sobre questões editoriais. A referida obra foi composta em 1930 e transcrita pelo próprio autor para quatro fagotes em 1983. O objetivo desse estudo foi a […]
As 16 Valsas para Fagote Solo de Francisco Mignone: Transcrição para Clarone
A dissertação tem como foco a transcrição para clarone das 16 valsas para fagote solo de Francisco Mignone, baseada nos manuscritos do compositor. Examinamos a trajetória profissional de Francisco Mignone, a história do clarone e a sua inserção na música brasileira de concerto. Analisamos minuciosamente os manuscritos autógrafos fazendo observações sobre o estudo do mesmo […]
As 16 Valsas para Fagote Solo de Francisco Mignone: Transcrição para o Contrabaixo
Este trabalho trata do processo de transcrição das 16 valsas para fagote solo, de Francisco Mignone, e o objetivo geral é uma edição dessas transcrições. No primeiro capítulo comenta-se a trajetória do contrabaixo solista, dentro do conceito histórico geral e nacional, bem como a questão terminológica, vista aqui como uma causa das muitas teorias díspares […]
O Músico e sua Ópera: Narrativas, Memórias e Identidades de Músicos Europeus e sua Influência no Cenário Musical Brasileiro pós-Segunda Grande Guerra
O presente estudo trata da participação de músicos europeus no meio musical brasileiro e de sua contribuição na criação da memória na dimensão do coletivo em sua área de atuação. A pesquisa tem como recorte espacial e temporal a cidade do Rio de Janeiro entre as décadas de 1940 e 1960. A metodologia foi baseada […]
QUESTÕES TÉCNICO-INTERPRETATIVAS DO ACOMPANHAMENTO AO PIANO A PARTIR DO CICLO CINCO POEMAS DE NICOLAUS LENAU, DE ALBERTO NEPOMUCENO
Estudo das questões técnico-interpretativas do acompanhamento ao piano, a partir do ciclo Cinco Poemas de Nicolaus Lenau, de Alberto Nepomuceno, com sugestões para um melhor desempenho do pianista no acompanhamento de cantores. Expõe um breve panorama da música romântica brasileira e de seus principais compositores, com ênfase em Alberto Nepomuceno. Apresenta a música de câmara […]