ECLETISMO ESTÉTICO NOS CICLOS PARA CANTO E PIANO, DE RICARDO TACUCHIAN RIO DE JANEIRO 2020

Esta tese tem como objetivo fornecer subsídios interpretativos para a construção da performance vocal dos 6 ciclos para canto e piano de Ricardo Tacuchian: Ciclo do índio; Ciclo Canciones Tradicionales de Borinquen; Ciclo Canções Ingênuas; Ciclo Canções do Além; Ciclo Ou Isto, ou Aquilo; e Ciclo Três Cantos de Amor. Para tal, a pesquisa realizou […]

2ª Sonata para dois fagotes (1966-67) Ubayêra e Ubayara, de Francisco Mignone: resgate de uma proposta interpretativa de Noël Devos e Edição Prática

O presente trabalho tem como objetivo principal a abordagem técnica e interpretativa referente à Sonata Nº 2 para dois fagotes – Ubayêra e Ubayara – composta por Francisco Mignone, em 1966-67. A pesquisa traça um panorama da trajetória musical do compositor relacionando-a às obras dedicadas ao instrumento. O estudo comparativo das quatro fontes (partitura autógrafa, […]

As 16 Valsas para Fagote Solo de Francisco Mignone: Transcrição para Clarone

A dissertação tem como foco a transcrição para clarone das 16 valsas para fagote solo de Francisco Mignone, baseada nos manuscritos do compositor. Examinamos a trajetória profissional de Francisco Mignone, a história do clarone e a sua inserção na música brasileira de concerto. Analisamos minuciosamente os manuscritos autógrafos fazendo observações sobre o estudo do mesmo […]