Escola de Música | Universidade Federal do Rio de Janeiro | UFRJ

URANOGRAFIA SONORA NAS CARTAS CELESTES XIII – XVIII DE ALMEIDA PRADO

Metadados

Nome do arquivo original

TESE DE DOUTORADO - SCOPEL (2019).pdf

Dissertação ou tese

Autor

Aleyson Mariano Scopel

Título

URANOGRAFIA SONORA NAS CARTAS CELESTES XIII - XVIII DE ALMEIDA PRADO

Imprenta - Local

Rio de Janeiro

Imprenta - Editora (Universidade)

UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro

Imprenta - Data

Número de páginas

327

Idioma

Resumo

O presente trabalho realiza uma análise interpretativa das Cartas Celestes XIII-XVIII, para piano, compostas por Almeida Prado (1943-2010), a qual servirá de base para a interpretação e construção da performance musical. Após traçar um panorama histórico da música para piano de Almeida Prado, o estudo apresenta uma abordagem das Cartas Celestes. Compostas por 18 obras, das quais 15 para piano, as Cartas Celestes são consideradas pelo próprio compositor uma das obras mais importantes de sua carreira e um ponto de reflexão sobre a evolução de sua escrita. O trabalho situa as Cartas Celestes dentro da obra do compositor e, utilizando-se da descrição de elementos extramusicais, faz uma análise interpretativa dos procedimentos melódicos, rítmicos e harmônicos, sugerindo soluções técnico-interpretativas, a fim de fornecer subsídios à execução da obra.

Assunto

Cartas Celestes, Almeida Prado, Análise Interpretativa, Piano

Autor secundário (Orientador)

Ana Paula da Matta Machado Avvad

Filtros

Acervo
Dissertação ou tese
Idioma

Título

Palavras- Chaves

Acervo

Paulo de Castro Andrade

Noël Devos. Interpretação musical. Fagote. Expressividade musical. Lógica interpretativa.

José Batista Junior

Transcrição musical, clarone, Francisco Mignone.

Larissa da Costa Coutrim Caridade

Transcrição, Contrabaixo, Valsas, Mignone, Fagote.

Aleyson Mariano Scopel

Cartas Celestes, Almeida Prado, Análise Interpretativa, Piano

MARCELO HENRIQUE ANDRADE COUTINHO

Ciclo de canções, Música brasileira, Ricardo Tacuchian, Práticas Interpretativas.

Cosme José Marques da Silveira

O presente estudo trata da participação de músicos europeus no meio musical brasileiro e de sua contribuição na criação da memória na dimensão do coletivo em sua área de atuação. A pesquisa tem como recorte espacial e temporal a cidade do Rio de Janeiro entre as décadas de 1940 e 1960.

MATEUS CECCATO DE SOUZA

Henrique Oswald, música de câmara, violoncelo, piano

Raquel Santos Carneiro

Música Brasileira. Música para Fagote. Francisco Mignone. Edição Crítica.

Raquel Santos Carneiro

Música Brasileira. Quarteto de Fagotes. Quatro Peças Brasileiras. Edição Crítica e Prática. Mignone, Francisco.

ERIKA SUELLEN MACHADO GAMA

Acompanhamento ao piano, Romantismo brasileiro, Alberto Nepomuceno, Práticas interpretativas.

Carlos Henrique Cota Ferreira Bertão

Mignone, Francisco (1897-1986). Devos, Noel (1929- ). Fagote solo. Música de câmara-madeiras.

Elione Alves de Medeiros

Fagote; Francisco MIgnone; Música brasileira

Aleyson Mariano Scopel

Cartas Celestes, Almeida Prado, Análise Interpretativa, Piano