Escola de Música | Universidade Federal do Rio de Janeiro | UFRJ

QUESTÕES TÉCNICO-INTERPRETATIVAS DO ACOMPANHAMENTO AO PIANO A PARTIR DO CICLO CINCO POEMAS DE NICOLAUS LENAU, DE ALBERTO NEPOMUCENO

Metadados

Nome do arquivo original

Dissertação Final Erika.pdf

Dissertação ou tese

Autor

ERIKA SUELLEN MACHADO GAMA

Título

QUESTÕES TÉCNICO-INTERPRETATIVAS DO ACOMPANHAMENTO AO PIANO A PARTIR DO CICLO CINCO POEMAS DE NICOLAUS LENAU, DE ALBERTO NEPOMUCENO

Imprenta - Local

Rio de Janeiro

Imprenta - Editora (Universidade)

UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Imprenta - Data

Número de páginas

109

Idioma

Resumo

Estudo das questões técnico-interpretativas do acompanhamento ao piano, a partir do ciclo Cinco Poemas de Nicolaus Lenau, de Alberto Nepomuceno, com sugestões para um melhor desempenho do pianista no acompanhamento de cantores. Expõe um breve panorama da música romântica brasileira e de seus principais compositores, com ênfase em Alberto Nepomuceno. Apresenta a música de câmara do compositor, incluindo seus lieder. Aborda questões técnico-interpretativas a partir da vivência musical da pesquisadora, tendo como referências bibliográficas Kurt Adler (1907), Algeron H. Lindo (1916) e Aaron Williamon (2004), que discutem o acompanhamento pianístico de diversas formas. Propõe sugestões técnico-interpretativas de dedilhado, agógica, dinâmica, pedal e conhecimento poético a fim de auxiliar na construção da performance do pianista acompanhador.

Assunto

Acompanhamento ao piano, Romantismo brasileiro, Alberto Nepomuceno, Práticas interpretativas.

Autor secundário (Orientador)

Ana Paula da Matta Machado Avvad

Filtros

Acervo
Dissertação ou tese
Idioma

Título

Palavras- Chaves

Acervo

Paulo de Castro Andrade

Noël Devos. Interpretação musical. Fagote. Expressividade musical. Lógica interpretativa.

José Batista Junior

Transcrição musical, clarone, Francisco Mignone.

Larissa da Costa Coutrim Caridade

Transcrição, Contrabaixo, Valsas, Mignone, Fagote.

Aleyson Mariano Scopel

Cartas Celestes, Almeida Prado, Análise Interpretativa, Piano

MARCELO HENRIQUE ANDRADE COUTINHO

Ciclo de canções, Música brasileira, Ricardo Tacuchian, Práticas Interpretativas.

Cosme José Marques da Silveira

O presente estudo trata da participação de músicos europeus no meio musical brasileiro e de sua contribuição na criação da memória na dimensão do coletivo em sua área de atuação. A pesquisa tem como recorte espacial e temporal a cidade do Rio de Janeiro entre as décadas de 1940 e 1960.

MATEUS CECCATO DE SOUZA

Henrique Oswald, música de câmara, violoncelo, piano

Raquel Santos Carneiro

Música Brasileira. Música para Fagote. Francisco Mignone. Edição Crítica.

Raquel Santos Carneiro

Música Brasileira. Quarteto de Fagotes. Quatro Peças Brasileiras. Edição Crítica e Prática. Mignone, Francisco.

ERIKA SUELLEN MACHADO GAMA

Acompanhamento ao piano, Romantismo brasileiro, Alberto Nepomuceno, Práticas interpretativas.

Carlos Henrique Cota Ferreira Bertão

Mignone, Francisco (1897-1986). Devos, Noel (1929- ). Fagote solo. Música de câmara-madeiras.

Elione Alves de Medeiros

Fagote; Francisco MIgnone; Música brasileira

Aleyson Mariano Scopel

Cartas Celestes, Almeida Prado, Análise Interpretativa, Piano