Escola de Música | Universidade Federal do Rio de Janeiro | UFRJ

O Músico e sua Ópera: Narrativas, Memórias e Identidades de Músicos Europeus e sua Influência no Cenário Musical Brasileiro pós-Segunda Grande Guerra

Diss291A_ Cosme _ sobre Noel, Odette e Botelho

Metadados

Nome do arquivo original

Diss291A_Cosme_sobre Noel, Odette e Botelho.pdf

Dissertação ou tese

Autor

Cosme José Marques da Silveira

Título

O Músico e sua Ópera: Narrativas, Memórias e Identidades de Músicos Europeus e sua Influência no Cenário Musical Brasileiro pós-Segunda Grande Guerra

Imprenta - Local

Rio de Janeiro

Imprenta - Editora (Universidade)

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Imprenta - Data

2012-03-19

Número de páginas

308

Idioma

Resumo

O presente estudo trata da participação de músicos europeus no meio musical brasileiro e de sua contribuição na criação da memória na dimensão do coletivo em sua área de atuação. A pesquisa tem como recorte espacial e temporal a cidade do Rio de Janeiro entre as décadas de 1940 e 1960. A metodologia foi baseada na realização de entrevistas individuais semiestruturadas gravadas em áudio com Odette Ernest Dias, Noël Devos e José Botelho, músicos chegados ao Rio de Janeiro no início da década de 1950. Mas os dadoscoletados nas entrevistas passaram a representar apenas parte do corpus, visto que a proximidade do pesquisador com os entrevistados permitiu interação constante durante todo o processo da pesquisa, ajudando e interferindo nas análises realizadas. As relações sociais estabelecidas e vividas por esses músicos foram documentadas e analisadas a partir do conceito de memória coletiva segundo Halbwachs (1990); os dados coletados foram analisados pela vertente sociointeracional da análise do discurso que permitiuexaminar as formas e a constituição das trocas sociais na construção das identidades sociais. As principais categorias utilizadas nas análises são as de enquadre (Goffman, 2002), alinhamento ou footing (Goffman, 2002), convenções de contextualização (Gumperz, 2002) e esquemas de conhecimento (Tannen e Wallat, 2002). Duas questões foram assumidas como centrais: como é discursivizada a contribuição desses músicos para odesenvolvimento da música de concerto no Brasil em suas narrativas? E, como são construídas as identidades desses músicos em suas narrativas? Como resultado, foi possível verificar a importância dos entrevistados, por suas palavras, para a difusão de seus instrumentos em nível nacional, resultando no aumento da exigência técnica e artística dos demais profissionais da música, no aumento de alunos interessados no estudo da música e, sobretudo, em uma maior demanda aos compositores brasileiros, que passaram a escrever mais obras para o fagote, para a clarineta e para a flauta em razão da atuação diferenciada dos entrevistados no meio musical.

Assunto

O presente estudo trata da participação de músicos europeus no meio musical brasileiro e de sua contribuição na criação da memória na dimensão do coletivo em sua área de atuação. A pesquisa tem como recorte espacial e temporal a cidade do Rio de Janeiro entre as décadas de 1940 e 1960.

Autor secundário (Orientador)

Diana de Souza Pinto

Notas

sem palavras chave

Filtros

Acervo
Dissertação ou tese
Idioma

Título

Palavras- Chaves

Acervo

Paulo de Castro Andrade

Noël Devos. Interpretação musical. Fagote. Expressividade musical. Lógica interpretativa.

José Batista Junior

Transcrição musical, clarone, Francisco Mignone.

Larissa da Costa Coutrim Caridade

Transcrição, Contrabaixo, Valsas, Mignone, Fagote.

Aleyson Mariano Scopel

Cartas Celestes, Almeida Prado, Análise Interpretativa, Piano

MARCELO HENRIQUE ANDRADE COUTINHO

Ciclo de canções, Música brasileira, Ricardo Tacuchian, Práticas Interpretativas.

Cosme José Marques da Silveira

O presente estudo trata da participação de músicos europeus no meio musical brasileiro e de sua contribuição na criação da memória na dimensão do coletivo em sua área de atuação. A pesquisa tem como recorte espacial e temporal a cidade do Rio de Janeiro entre as décadas de 1940 e 1960.

MATEUS CECCATO DE SOUZA

Henrique Oswald, música de câmara, violoncelo, piano

Raquel Santos Carneiro

Música Brasileira. Música para Fagote. Francisco Mignone. Edição Crítica.

Raquel Santos Carneiro

Música Brasileira. Quarteto de Fagotes. Quatro Peças Brasileiras. Edição Crítica e Prática. Mignone, Francisco.

ERIKA SUELLEN MACHADO GAMA

Acompanhamento ao piano, Romantismo brasileiro, Alberto Nepomuceno, Práticas interpretativas.

Carlos Henrique Cota Ferreira Bertão

Mignone, Francisco (1897-1986). Devos, Noel (1929- ). Fagote solo. Música de câmara-madeiras.

Elione Alves de Medeiros

Fagote; Francisco MIgnone; Música brasileira

Aleyson Mariano Scopel

Cartas Celestes, Almeida Prado, Análise Interpretativa, Piano