A CABEÇA ACIMA DO CORAÇÃO: a lógica interpretativa de Noël Devos aplicada aos estudos diários de fagote

A CABEÇA ACIMA DO CORAÇÃO: a lógica interpretativa de Noël Devos aplicada aosestudos diários de fagote “A cabeça acima do coração”, foi assim que Julien Clouet sintetizou osensinamentos que transmitiu a seu discípulo Noël Devos: o coração, símbolo da expressãocriativa, deveria subordinar-se ao raciocínio lógico. A partir dessa ideia, Devos desenvolveuuma análise apurada das relações […]

2ª Sonata para dois fagotes (1966-67) Ubayêra e Ubayara, de Francisco Mignone: resgate de uma proposta interpretativa de Noël Devos e Edição Prática

O presente trabalho tem como objetivo principal a abordagem técnica e interpretativa referente à Sonata Nº 2 para dois fagotes – Ubayêra e Ubayara – composta por Francisco Mignone, em 1966-67. A pesquisa traça um panorama da trajetória musical do compositor relacionando-a às obras dedicadas ao instrumento. O estudo comparativo das quatro fontes (partitura autógrafa, […]

As 16 Valsas para Fagote Solo de Francisco Mignone: Transcrição para Clarone

A dissertação tem como foco a transcrição para clarone das 16 valsas para fagote solo de Francisco Mignone, baseada nos manuscritos do compositor. Examinamos a trajetória profissional de Francisco Mignone, a história do clarone e a sua inserção na música brasileira de concerto. Analisamos minuciosamente os manuscritos autógrafos fazendo observações sobre o estudo do mesmo […]

As 16 Valsas para Fagote Solo de Francisco Mignone: Transcrição para o Contrabaixo

Este trabalho trata do processo de transcrição das 16 valsas para fagote solo, de Francisco Mignone, e o objetivo geral é uma edição dessas transcrições. No primeiro capítulo comenta-se a trajetória do contrabaixo solista, dentro do conceito histórico geral e nacional, bem como a questão terminológica, vista aqui como uma causa das muitas teorias díspares […]

O Repertório para Violoncelo e Piano de Henrique Oswald: aspectos interpretativos para a construção da performance

O presente trabalho tem por finalidade realizar uma análise interpretativa da obra para violoncelo e piano de Henrique Oswald – Berceuse, Elegia, Sonata Op.21 e Sonata-Fantasia Op.44 – fornecendo subsídios para a preparação da sua performance musical, a qual será demonstrada em recital no momento da defesa da dissertação. Inicialmente, são abordadas informações sobre o […]