Escola de Música | Universidade Federal do Rio de Janeiro | UFRJ

As 16 Valsas para Fagote Solo de Francisco Mignone: Transcrição para o Contrabaixo

Dissertação_final Larissa_Coutrim

Metadados

Nome do arquivo original

Dissertação_final Larissa_Coutrim.pdf

Dissertação ou tese

Autor

Larissa da Costa Coutrim Caridade

Título

As 16 Valsas para Fagote Solo de Francisco Mignone: Transcrição para o Contrabaixo

Imprenta - Local

Rio de Janeiro

Imprenta - Editora (Universidade)

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Imprenta - Data

2013-05-24

Número de páginas

130

Idioma

Resumo

Este trabalho trata do processo de transcrição das 16 valsas para fagote solo, de Francisco Mignone, e o objetivo geral é uma edição dessas transcrições. No primeiro capítulo comenta-se a trajetória do contrabaixo solista, dentro do conceito histórico geral e nacional, bem como a questão terminológica, vista aqui como uma causa das muitas teorias díspares sobre o assunto. No segundo capítulo, segueͲse análise da prática da transcrição,que ilustra nossa visão de reelaboração musical e recriação, com foco na figura do transcritor. Na argumentação sobre as escolhas comparaͲse esta prática com a tradução literária poética, adentrando de maneira ainda que superficial nos conceitos de Semiótica ena literatura de Haroldo de Campos, no que concerne à teoria da tradução.AcrescentouͲseum item acerca do idiomatismo de ambos os instrumentos, bem como um quadro comparativo de suas valências e carências.No terceiro capítulo, além de breve comentáriobiográfico sobre Francisco Mignone, apresentaͲse a transcrição das Valsas, comentada eexemplificada, seguida da edição final. Procedimentos como alteração de oitavas, transposição de tonalidade, inclusão de recursos idiomáticos e eventuais sugestões interpretativas também fazem parte do processo, bem como notas sobre dúvidas de cunho editorial.

Assunto

Transcrição, Contrabaixo, Valsas, Mignone, Fagote.

Autor secundário (Orientador)

Aloysio Moraes Rego Fagerlande

Notas

Filtros

Acervo
Dissertação ou tese
Idioma

Título

Palavras- Chaves

Acervo

Paulo de Castro Andrade

Noël Devos. Interpretação musical. Fagote. Expressividade musical. Lógica interpretativa.

José Batista Junior

Transcrição musical, clarone, Francisco Mignone.

Larissa da Costa Coutrim Caridade

Transcrição, Contrabaixo, Valsas, Mignone, Fagote.

Aleyson Mariano Scopel

Cartas Celestes, Almeida Prado, Análise Interpretativa, Piano

MARCELO HENRIQUE ANDRADE COUTINHO

Ciclo de canções, Música brasileira, Ricardo Tacuchian, Práticas Interpretativas.

Cosme José Marques da Silveira

O presente estudo trata da participação de músicos europeus no meio musical brasileiro e de sua contribuição na criação da memória na dimensão do coletivo em sua área de atuação. A pesquisa tem como recorte espacial e temporal a cidade do Rio de Janeiro entre as décadas de 1940 e 1960.

MATEUS CECCATO DE SOUZA

Henrique Oswald, música de câmara, violoncelo, piano

Raquel Santos Carneiro

Música Brasileira. Música para Fagote. Francisco Mignone. Edição Crítica.

Raquel Santos Carneiro

Música Brasileira. Quarteto de Fagotes. Quatro Peças Brasileiras. Edição Crítica e Prática. Mignone, Francisco.

ERIKA SUELLEN MACHADO GAMA

Acompanhamento ao piano, Romantismo brasileiro, Alberto Nepomuceno, Práticas interpretativas.

Carlos Henrique Cota Ferreira Bertão

Mignone, Francisco (1897-1986). Devos, Noel (1929- ). Fagote solo. Música de câmara-madeiras.

Elione Alves de Medeiros

Fagote; Francisco MIgnone; Música brasileira

Aleyson Mariano Scopel

Cartas Celestes, Almeida Prado, Análise Interpretativa, Piano