Esta tese tem como objetivo fornecer subsídios interpretativos para a construção da performance vocal dos 6 ciclos para canto e piano de Ricardo Tacuchian: Ciclo do índio; Ciclo Canciones Tradicionales de Borinquen; Ciclo Canções Ingênuas; Ciclo Canções do Além; Ciclo Ou Isto, ou Aquilo; e Ciclo Três Cantos de Amor. Para tal, a pesquisa realizou uma análise interpretativa, apoiada nos conceitos sobre a pesquisa em performance de Coessens (2014), Fortin e Gosselin (2014) e Cook (2001), dentre outros, como também nos próprios depoimentos de Tacuchian, os quais embasaram o processo colaborativo entre intérprete-compositor, muito utilizado na construção do universo interpretativo da música contemporânea. As obras foram escritas entre 1963 e 2002, estando inseridas, desse modo, nas diversas fases composicionais do compositor, as quais compreendem o neonacionalismo nos anos 60, o atonalismo nos anos 70, o Sistema-T nos anos 90 e, atualmente, um pluralismo estético composicional. Através de sugestões e comentários interpretativos, calcados no estudo das canções dos ciclos, pretende-se fornecer aos intérpretes novos conhecimentos, os quais auxiliarão na execução dessas canções.
Assunto
Ciclo de canções, Música brasileira, Ricardo Tacuchian, Práticas Interpretativas.
O presente estudo trata da participação de músicos europeus no meio musical brasileiro e de sua contribuição na criação da memória na dimensão do coletivo em sua área de atuação. A pesquisa tem como recorte espacial e temporal a cidade do Rio de Janeiro entre as décadas de 1940 e 1960.