Escola de Música | Universidade Federal do Rio de Janeiro | UFRJ

ECLETISMO ESTÉTICO NOS CICLOS PARA CANTO E PIANO, DE RICARDO TACUCHIAN RIO DE JANEIRO 2020

Metadados

Nome do arquivo original

Tese Marcelo Coutinho versão final.pdf

Dissertação ou tese

Autor

MARCELO HENRIQUE ANDRADE COUTINHO

Título

ECLETISMO ESTÉTICO NOS CICLOS PARA CANTO E PIANO, DE RICARDO TACUCHIAN RIO DE JANEIRO 2020

Imprenta - Local

Rio de Janeiro

Imprenta - Editora (Universidade)

UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Imprenta - Data

Número de páginas

270

Idioma

Resumo

Esta tese tem como objetivo fornecer subsídios interpretativos para a construção da performance vocal dos 6 ciclos para canto e piano de Ricardo Tacuchian: Ciclo do índio; Ciclo Canciones Tradicionales de Borinquen; Ciclo Canções Ingênuas; Ciclo Canções do Além; Ciclo Ou Isto, ou Aquilo; e Ciclo Três Cantos de Amor. Para tal, a pesquisa realizou uma análise interpretativa, apoiada nos conceitos sobre a pesquisa em performance de Coessens (2014), Fortin e Gosselin (2014) e Cook (2001), dentre outros, como também nos próprios depoimentos de Tacuchian, os quais embasaram o processo colaborativo entre intérprete-compositor, muito utilizado na construção do universo interpretativo da música contemporânea. As obras foram escritas entre 1963 e 2002, estando inseridas, desse modo, nas diversas fases composicionais do compositor, as quais compreendem o neonacionalismo nos anos 60, o atonalismo nos anos 70, o Sistema-T nos anos 90 e, atualmente, um pluralismo estético composicional. Através de sugestões e comentários interpretativos, calcados no estudo das canções dos ciclos, pretende-se fornecer aos intérpretes novos conhecimentos, os quais auxiliarão na execução dessas canções.

Assunto

Ciclo de canções, Música brasileira, Ricardo Tacuchian, Práticas Interpretativas.

Autor secundário (Orientador)

Ana Paula da Matta Machado Avvad

Filtros

Acervo
Dissertação ou tese
Idioma

Título

Palavras- Chaves

Acervo

Paulo de Castro Andrade

Noël Devos. Interpretação musical. Fagote. Expressividade musical. Lógica interpretativa.

José Batista Junior

Transcrição musical, clarone, Francisco Mignone.

Larissa da Costa Coutrim Caridade

Transcrição, Contrabaixo, Valsas, Mignone, Fagote.

Aleyson Mariano Scopel

Cartas Celestes, Almeida Prado, Análise Interpretativa, Piano

MARCELO HENRIQUE ANDRADE COUTINHO

Ciclo de canções, Música brasileira, Ricardo Tacuchian, Práticas Interpretativas.

Cosme José Marques da Silveira

O presente estudo trata da participação de músicos europeus no meio musical brasileiro e de sua contribuição na criação da memória na dimensão do coletivo em sua área de atuação. A pesquisa tem como recorte espacial e temporal a cidade do Rio de Janeiro entre as décadas de 1940 e 1960.

MATEUS CECCATO DE SOUZA

Henrique Oswald, música de câmara, violoncelo, piano

Raquel Santos Carneiro

Música Brasileira. Música para Fagote. Francisco Mignone. Edição Crítica.

Raquel Santos Carneiro

Música Brasileira. Quarteto de Fagotes. Quatro Peças Brasileiras. Edição Crítica e Prática. Mignone, Francisco.

ERIKA SUELLEN MACHADO GAMA

Acompanhamento ao piano, Romantismo brasileiro, Alberto Nepomuceno, Práticas interpretativas.

Carlos Henrique Cota Ferreira Bertão

Mignone, Francisco (1897-1986). Devos, Noel (1929- ). Fagote solo. Música de câmara-madeiras.

Elione Alves de Medeiros

Fagote; Francisco MIgnone; Música brasileira

Aleyson Mariano Scopel

Cartas Celestes, Almeida Prado, Análise Interpretativa, Piano