Escola de Música | Universidade Federal do Rio de Janeiro | UFRJ

As 16 Valsas para Fagote Solo de Francisco Mignone: Transcrição para Clarone

Disset_Batista

Metadados

Nome do arquivo original

Disset_Batista.pdf

Dissertação ou tese

Autor

José Batista Junior

Título

As 16 Valsas para Fagote Solo de Francisco Mignone: Transcrição para Clarone

Imprenta - Local

Rio de Janeiro

Imprenta - Editora (Universidade)

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Imprenta - Data

2013-06-03

Número de páginas

183

Idioma

Resumo

A dissertação tem como foco a transcrição para clarone das 16 valsas para fagote solo deFrancisco Mignone, baseada nos manuscritos do compositor. Examinamos a trajetóriaprofissional de Francisco Mignone, a história do clarone e a sua inserção na música brasileira de concerto. Analisamos minuciosamente os manuscritos autógrafos fazendo observações sobre o estudo do mesmo e a análise morfológica de todas as Valsas. Além dos trabalhos acadêmicos já escritos especificamente sobre o tema, contribuem de forma efetiva para esta pesquisa, as entrevistas que realizamos com o fagotista Noël Devos, a quem as valsas são dedicadas. A transcrição para clarone das 16 valsas, aliada ao enfoque dado às práticas interpretativas, visa colaborar com a difusão do clarone na música brasileira de concerto e com a divulgação da obra do compositor.

Assunto

Transcrição musical, clarone, Francisco Mignone.

Autor secundário (Orientador)

Aloysio Moraes Rego Fagerlande

Notas

Filtros

Acervo
Dissertação ou tese
Idioma

Título

Palavras- Chaves

Acervo

Paulo de Castro Andrade

Noël Devos. Interpretação musical. Fagote. Expressividade musical. Lógica interpretativa.

José Batista Junior

Transcrição musical, clarone, Francisco Mignone.

Larissa da Costa Coutrim Caridade

Transcrição, Contrabaixo, Valsas, Mignone, Fagote.

Aleyson Mariano Scopel

Cartas Celestes, Almeida Prado, Análise Interpretativa, Piano

MARCELO HENRIQUE ANDRADE COUTINHO

Ciclo de canções, Música brasileira, Ricardo Tacuchian, Práticas Interpretativas.

Cosme José Marques da Silveira

O presente estudo trata da participação de músicos europeus no meio musical brasileiro e de sua contribuição na criação da memória na dimensão do coletivo em sua área de atuação. A pesquisa tem como recorte espacial e temporal a cidade do Rio de Janeiro entre as décadas de 1940 e 1960.

MATEUS CECCATO DE SOUZA

Henrique Oswald, música de câmara, violoncelo, piano

Raquel Santos Carneiro

Música Brasileira. Música para Fagote. Francisco Mignone. Edição Crítica.

Raquel Santos Carneiro

Música Brasileira. Quarteto de Fagotes. Quatro Peças Brasileiras. Edição Crítica e Prática. Mignone, Francisco.

ERIKA SUELLEN MACHADO GAMA

Acompanhamento ao piano, Romantismo brasileiro, Alberto Nepomuceno, Práticas interpretativas.

Carlos Henrique Cota Ferreira Bertão

Mignone, Francisco (1897-1986). Devos, Noel (1929- ). Fagote solo. Música de câmara-madeiras.

Elione Alves de Medeiros

Fagote; Francisco MIgnone; Música brasileira

Aleyson Mariano Scopel

Cartas Celestes, Almeida Prado, Análise Interpretativa, Piano