O presente estudo trata da participação de músicos europeus no meio musical brasileiro e de sua contribuição na criação da memória na dimensão do coletivo em sua área de atuação. A pesquisa tem como recorte espacial e temporal a cidade do Rio de Janeiro entre as décadas de 1940 e 1960. A metodologia foi baseada na realização de entrevistas individuais semiestruturadas gravadas em áudio com Odette Ernest Dias, Noël Devos e José Botelho, músicos chegados ao Rio de Janeiro no início da década de 1950. Mas os dadoscoletados nas entrevistas passaram a representar apenas parte do corpus, visto que a proximidade do pesquisador com os entrevistados permitiu interação constante durante todo o processo da pesquisa, ajudando e interferindo nas análises realizadas. As relações sociais estabelecidas e vividas por esses músicos foram documentadas e analisadas a partir do conceito de memória coletiva segundo Halbwachs (1990); os dados coletados foram analisados pela vertente sociointeracional da análise do discurso que permitiuexaminar as formas e a constituição das trocas sociais na construção das identidades sociais. As principais categorias utilizadas nas análises são as de enquadre (Goffman, 2002), alinhamento ou footing (Goffman, 2002), convenções de contextualização (Gumperz, 2002) e esquemas de conhecimento (Tannen e Wallat, 2002). Duas questões foram assumidas como centrais: como é discursivizada a contribuição desses músicos para odesenvolvimento da música de concerto no Brasil em suas narrativas? E, como são construídas as identidades desses músicos em suas narrativas? Como resultado, foi possível verificar a importância dos entrevistados, por suas palavras, para a difusão de seus instrumentos em nível nacional, resultando no aumento da exigência técnica e artística dos demais profissionais da música, no aumento de alunos interessados no estudo da música e, sobretudo, em uma maior demanda aos compositores brasileiros, que passaram a escrever mais obras para o fagote, para a clarineta e para a flauta em razão da atuação diferenciada dos entrevistados no meio musical.
Assunto
O presente estudo trata da participação de músicos europeus no meio musical brasileiro e de sua contribuição na criação da memória na dimensão do coletivo em sua área de atuação. A pesquisa tem como recorte espacial e temporal a cidade do Rio de Janeiro entre as décadas de 1940 e 1960.
O presente estudo trata da participação de músicos europeus no meio musical brasileiro e de sua contribuição na criação da memória na dimensão do coletivo em sua área de atuação. A pesquisa tem como recorte espacial e temporal a cidade do Rio de Janeiro entre as décadas de 1940 e 1960.