A dissertação tem como foco a transcrição para clarone das 16 valsas para fagote solo deFrancisco Mignone, baseada nos manuscritos do compositor. Examinamos a trajetóriaprofissional de Francisco Mignone, a história do clarone e a sua inserção na música brasileira de concerto. Analisamos minuciosamente os manuscritos autógrafos fazendo observações sobre o estudo do mesmo e a análise morfológica de todas as Valsas. Além dos trabalhos acadêmicos já escritos especificamente sobre o tema, contribuem de forma efetiva para esta pesquisa, as entrevistas que realizamos com o fagotista Noël Devos, a quem as valsas são dedicadas. A transcrição para clarone das 16 valsas, aliada ao enfoque dado às práticas interpretativas, visa colaborar com a difusão do clarone na música brasileira de concerto e com a divulgação da obra do compositor.
O presente estudo trata da participação de músicos europeus no meio musical brasileiro e de sua contribuição na criação da memória na dimensão do coletivo em sua área de atuação. A pesquisa tem como recorte espacial e temporal a cidade do Rio de Janeiro entre as décadas de 1940 e 1960.