A pesquisa aqui veiculada investiga a Sonatina para fagote solo de Francisco Mignoneenquanto obra de arte inserida num fluxo criativo circunscrito dentro do Mundo da Arte damúsica de concerto. Para tal, o ponto de partida foi investigar a relação de produção entreintérprete e compositor, buscando elucidar os elementos que cada um destes indivíduosentregou ao processo. São utilizados os conceitos de Mundo da Arte de Howard S. Becker(2010), as reflexões sobre o relacionamento entre música enquanto realidade sonora e suafixação em suporte gráfico de Nicholas Cook (c1998) e Edward T. Cone (1995), além dospreceitos investigativos e práticos do método editorial de Carlos Alberto Figueiredo (2000).Entre os documentos utilizados, estão manuscritos autógrafos e fac-símiles, edições musicais e matérias de jornais que ajudam a compor um quadro da atuação de Francisco Mignone e Noël Devos. Como desdobramento deste trabalho, surgiram também uma edição crítica e uma gravação em CD, ajudando a compor um resultado multimídia que dê conta da complexidade de fatores que influem numa interpretação musical.
Assunto
Mignone, Francisco (1897-1986). Devos, Noel (1929- ). Fagote solo. Música de câmara-madeiras.
O presente estudo trata da participação de músicos europeus no meio musical brasileiro e de sua contribuição na criação da memória na dimensão do coletivo em sua área de atuação. A pesquisa tem como recorte espacial e temporal a cidade do Rio de Janeiro entre as décadas de 1940 e 1960.