A CABEÇA ACIMA DO CORAÇÃO: a lógica interpretativa de Noël Devos aplicada aos estudos diários de fagote

A CABEÇA ACIMA DO CORAÇÃO: a lógica interpretativa de Noël Devos aplicada aosestudos diários de fagote “A cabeça acima do coração”, foi assim que Julien Clouet sintetizou osensinamentos que transmitiu a seu discípulo Noël Devos: o coração, símbolo da expressãocriativa, deveria subordinar-se ao raciocínio lógico. A partir dessa ideia, Devos desenvolveuuma análise apurada das relações […]

QUARTETOS PARA FAGOTES DE FRANCISCO MIGNONE: propostas de edições crítica e prática

Esta tese de Doutorado propõe uma múltipla abordagem sobre questões textuais e editoriais da série de quartetos para fagotes do compositor Francisco Mignone (1897-1986), integrada pelas obras Minuetto (1983), Sarabanda do meu jeito (1983), Serenata bem acabada (1983), Mais uma lenda (1983) e Serenata humorística (1932), visando a elaboração de Edições fundamentadas a partir dos […]

O Repertório para Violoncelo e Piano de Henrique Oswald: aspectos interpretativos para a construção da performance

O presente trabalho tem por finalidade realizar uma análise interpretativa da obra para violoncelo e piano de Henrique Oswald – Berceuse, Elegia, Sonata Op.21 e Sonata-Fantasia Op.44 – fornecendo subsídios para a preparação da sua performance musical, a qual será demonstrada em recital no momento da defesa da dissertação. Inicialmente, são abordadas informações sobre o […]

URANOGRAFIA SONORA NAS CARTAS CELESTES XIII – XVIII DE ALMEIDA PRADO

O presente trabalho realiza uma análise interpretativa das Cartas Celestes XIII-XVIII, para piano, compostas por Almeida Prado (1943-2010), a qual servirá de base para a interpretação e construção da performance musical. Após traçar um panorama histórico da música para piano de Almeida Prado, o estudo apresenta uma abordagem das Cartas Celestes. Compostas por 18 obras, […]

A INFLUÊNCIA DAS PEÇAS DE CARÁTER DO ROMANTISMO EM OBRAS PARA PIANO DE CARLOS GOMES, LEOPOLDO MIGUÉZ, HENRIQUE OSWALD, ALEXANDRE LEVY E ALBERTO NEPOMUCENO

A presente tese mostra a influência das peças características do romantismo europeu em obras para piano de alguns dos principais compositores românticos brasileiros, notadamente, Carlos Gomes, Leopoldo Miguéz, Henrique Oswald, Alexandre Levy e Alberto Nepomuceno. Através de um estudo dos seus elementos estruturais, faz-se uma análise comparativa entre a produção musical romântica brasileira e a […]

ECLETISMO ESTÉTICO NOS CICLOS PARA CANTO E PIANO, DE RICARDO TACUCHIAN RIO DE JANEIRO 2020

Esta tese tem como objetivo fornecer subsídios interpretativos para a construção da performance vocal dos 6 ciclos para canto e piano de Ricardo Tacuchian: Ciclo do índio; Ciclo Canciones Tradicionales de Borinquen; Ciclo Canções Ingênuas; Ciclo Canções do Além; Ciclo Ou Isto, ou Aquilo; e Ciclo Três Cantos de Amor. Para tal, a pesquisa realizou […]

2ª Sonata para dois fagotes (1966-67) Ubayêra e Ubayara, de Francisco Mignone: resgate de uma proposta interpretativa de Noël Devos e Edição Prática

O presente trabalho tem como objetivo principal a abordagem técnica e interpretativa referente à Sonata Nº 2 para dois fagotes – Ubayêra e Ubayara – composta por Francisco Mignone, em 1966-67. A pesquisa traça um panorama da trajetória musical do compositor relacionando-a às obras dedicadas ao instrumento. O estudo comparativo das quatro fontes (partitura autógrafa, […]