QUARTETOS PARA FAGOTES DE FRANCISCO MIGNONE: propostas de edições crítica e prática

Esta tese de Doutorado propõe uma múltipla abordagem sobre questões textuais e editoriais da série de quartetos para fagotes do compositor Francisco Mignone (1897-1986), integrada pelas obras Minuetto (1983), Sarabanda do meu jeito (1983), Serenata bem acabada (1983), Mais uma lenda (1983) e Serenata humorística (1932), visando a elaboração de Edições fundamentadas a partir dos […]

QUESTÕES TÉCNICO-INTERPRETATIVAS DO ACOMPANHAMENTO AO PIANO A PARTIR DO CICLO CINCO POEMAS DE NICOLAUS LENAU, DE ALBERTO NEPOMUCENO

Estudo das questões técnico-interpretativas do acompanhamento ao piano, a partir do ciclo Cinco Poemas de Nicolaus Lenau, de Alberto Nepomuceno, com sugestões para um melhor desempenho do pianista no acompanhamento de cantores. Expõe um breve panorama da música romântica brasileira e de seus principais compositores, com ênfase em Alberto Nepomuceno. Apresenta a música de câmara […]

URANOGRAFIA SONORA NAS CARTAS CELESTES XIII – XVIII DE ALMEIDA PRADO

O presente trabalho realiza uma análise interpretativa das Cartas Celestes XIII-XVIII, para piano, compostas por Almeida Prado (1943-2010), a qual servirá de base para a interpretação e construção da performance musical. Após traçar um panorama histórico da música para piano de Almeida Prado, o estudo apresenta uma abordagem das Cartas Celestes. Compostas por 18 obras, […]

A INFLUÊNCIA DAS PEÇAS DE CARÁTER DO ROMANTISMO EM OBRAS PARA PIANO DE CARLOS GOMES, LEOPOLDO MIGUÉZ, HENRIQUE OSWALD, ALEXANDRE LEVY E ALBERTO NEPOMUCENO

A presente tese mostra a influência das peças características do romantismo europeu em obras para piano de alguns dos principais compositores românticos brasileiros, notadamente, Carlos Gomes, Leopoldo Miguéz, Henrique Oswald, Alexandre Levy e Alberto Nepomuceno. Através de um estudo dos seus elementos estruturais, faz-se uma análise comparativa entre a produção musical romântica brasileira e a […]

ECLETISMO ESTÉTICO NOS CICLOS PARA CANTO E PIANO, DE RICARDO TACUCHIAN RIO DE JANEIRO 2020

Esta tese tem como objetivo fornecer subsídios interpretativos para a construção da performance vocal dos 6 ciclos para canto e piano de Ricardo Tacuchian: Ciclo do índio; Ciclo Canciones Tradicionales de Borinquen; Ciclo Canções Ingênuas; Ciclo Canções do Além; Ciclo Ou Isto, ou Aquilo; e Ciclo Três Cantos de Amor. Para tal, a pesquisa realizou […]