A CABEÇA ACIMA DO CORAÇÃO: a lógica interpretativa de Noël Devos aplicada aos estudos diários de fagote
A CABEÇA ACIMA DO CORAÇÃO: a lógica interpretativa de Noël Devos aplicada aosestudos diários de fagote “A cabeça acima do coração”, foi assim que Julien Clouet sintetizou osensinamentos que transmitiu a seu discípulo Noël Devos: o coração, símbolo da expressãocriativa, deveria subordinar-se ao raciocínio lógico. A partir dessa ideia, Devos desenvolveuuma análise apurada das relações […]
As 16 Valsas para Fagote Solo de Francisco Mignone: Transcrição para o Contrabaixo
Este trabalho trata do processo de transcrição das 16 valsas para fagote solo, de Francisco Mignone, e o objetivo geral é uma edição dessas transcrições. No primeiro capítulo comenta-se a trajetória do contrabaixo solista, dentro do conceito histórico geral e nacional, bem como a questão terminológica, vista aqui como uma causa das muitas teorias díspares […]
O Músico e sua Ópera: Narrativas, Memórias e Identidades de Músicos Europeus e sua Influência no Cenário Musical Brasileiro pós-Segunda Grande Guerra
O presente estudo trata da participação de músicos europeus no meio musical brasileiro e de sua contribuição na criação da memória na dimensão do coletivo em sua área de atuação. A pesquisa tem como recorte espacial e temporal a cidade do Rio de Janeiro entre as décadas de 1940 e 1960. A metodologia foi baseada […]
Cartas Celestes XV de Almeida Prado: Considerações interpretativas para uma execução pianística
O presente trabalho realiza uma análise interpretativa das Cartas Celestes XV (2009), para piano, compostas por Almeida Prado (1943-2010), a qual servirá de base para a interpretação e construção da performance musical. Após traçar um panorama histórico da música para piano de Almeida Prado, contextualizando-a no cenário da música brasileira pós-Semana de Arte Moderna (1922), […]
O Repertório para Violoncelo e Piano de Henrique Oswald: aspectos interpretativos para a construção da performance
O presente trabalho tem por finalidade realizar uma análise interpretativa da obra para violoncelo e piano de Henrique Oswald – Berceuse, Elegia, Sonata Op.21 e Sonata-Fantasia Op.44 – fornecendo subsídios para a preparação da sua performance musical, a qual será demonstrada em recital no momento da defesa da dissertação. Inicialmente, são abordadas informações sobre o […]
2ª Sonata para dois fagotes (1966-67) Ubayêra e Ubayara, de Francisco Mignone: resgate de uma proposta interpretativa de Noël Devos e Edição Prática
O presente trabalho tem como objetivo principal a abordagem técnica e interpretativa referente à Sonata Nº 2 para dois fagotes – Ubayêra e Ubayara – composta por Francisco Mignone, em 1966-67. A pesquisa traça um panorama da trajetória musical do compositor relacionando-a às obras dedicadas ao instrumento. O estudo comparativo das quatro fontes (partitura autógrafa, […]
Sonatina para Fagote Solo, de Francisco Mignone: Abordagens Sociais, Históricas e Interpretativas para uma Performance
A pesquisa aqui veiculada investiga a Sonatina para fagote solo de Francisco Mignone enquanto obra de arte inserida num fluxo criativo circunscrito dentro do Mundo da Arte da música de concerto. Para tal, o ponto de partida foi investigar a relação de produção entre intérprete e compositor, buscando elucidar os elementos que cada um destes […]
Quatro Peças Brasileiras para Quarteto de Fagotes (1983) de Francisco Mignone: Propostas de Edições Crítica e Prática
O presente texto apresenta resultados finais de uma pesquisa intitulada Quatro Peças Brasileiras para Quarteto de Fagotes (1983) de Francisco Mignone: Propostas de Edições Crítica e Prática, que trata sobre questões editoriais. A referida obra foi composta em 1930 e transcrita pelo próprio autor para quatro fagotes em 1983. O objetivo desse estudo foi a […]
As 16 Valsas para Fagote Solo de Francisco Mignone: Transcrição para Clarone
A dissertação tem como foco a transcrição para clarone das 16 valsas para fagote solo de Francisco Mignone, baseada nos manuscritos do compositor. Examinamos a trajetória profissional de Francisco Mignone, a história do clarone e a sua inserção na música brasileira de concerto. Analisamos minuciosamente os manuscritos autógrafos fazendo observações sobre o estudo do mesmo […]